19 de abr. de 2010

Limpeza de Disco

Para liberar espaço no disco rígido, nada melhor que o utilitário Limpeza de disco. Através deste recurso poderemos excluir certos tipos de arquivos com total segurança.
O programa relaciona os arquivos temporários, os arquivos de cache da Internet e os arquivos de programas desnecessários, neste caso, temos os arquivos que se encontram na lixeira. Após carrega-lo, deverá ser confirmado, ou selecionado, a unidade de disco e, em seguida, poderemos escolher quais grupos de arquivos deverão ser excluídos.

Roubo de dados e senhas

  Esta é outra possibilidade perigosa, mais até do que a possibilidade de ter seu micro invadido. Afinal, se alguém conseguir descobrir a senha do seu Internet Bank vai pode fazer a limpa na sua conta. Mesmo que o seu micro esteja completamente protegido contra ataques externos, isto não garante que os dados e senhas enviados tenham a mesma segurança.
A arma mais eficiente neste caso é a criptografia, usada para garantir a segurança das transações bancárias on-line. O uso de criptografia garante que mesmo que alguém consiga interceptar os dados, estes sejam completamente inúteis. Você também pode usar criptografia nos e-mails e mesmo em outras aplicações que considerar importantes, usando os programas adequados.
Outra recomendação importante é trocar regularmente as senhas, se possível uma vez por semana. As senhas não devem ser óbvias, contando palavras do dicionário ou datas. O ideal é criar senhas de pelo menos 7 caracteres que misturem letras, números.

“Hackers”.

 Hoje em dia, “Segurança na Internet” parece ser um tema de grande interesse, talvez pela complexidade (ou simplicidade, dependendo do ponto de vista) ou talvez pela pouca quantidade de informações disponíveis sobre o tema.
Existem várias formas de se roubar dados ou invadir computadores. 99% das invasões se dá devido a um (ou vários) dos seguintes fatores:
1- Trojans como o Back-orifice instalados no micro
2- Bugs de segurança do Windows, IE, Netscape, ICQ ou de qualquer programa que estiver instalado no micro.
3- Portas TCP abertas
4- Descuido ou ingenuidade do usuário.

multimídia

  A multimídia é uma das tecnologias chaves que influenciará a maneira como os computadores serão usados nos próximos anos. Os sistemas de multimídia vão além das atuais combinações típicas de recursos gráficos e texto, mas eles acrescentam som e computação gráfica, especialmente animação e suporte para vídeo analógico e digital. Executam toda uma variedade de programas que variam desde livros "falantes" até banco de dados com armazenamento de imagens de vídeo para auxiliar na criação de músicas.
Para que o seu computador possa "ler" estes programas, deve ser, no mínimo, equipado com uma placa capaz de reproduzir som estéreo com qualidade de CD. Como a maioria dos programas que usam recursos de multimídia são distribuídos em CD-ROM, também deve ser adquirido um drive capaz de lê-los. Os kits multimídia são a melhor opção para os interessados em ter estes recursos, pois incluem a placa de som, o drive de CD-ROM, caixas de som portáteis e ainda alguns programas em multimídia (jogos, enciclopédias, entretenimento, etc).

SOFTWARES DE ÁUDIO:

   Permitem a edição do áudio gravado por placas de gravação de áudio digital. Com esses softwares podemos equalizar, colocar efeitos, cortar, copiar, modificar, eliminar ruídos, analisar formas de ondas e muito mais. Alguns usam processos de DSP em tempo real, isto é, você coloca um efeito via software e ele é executado na hora. Estes processos de DSP são muito complexos e exigem mais das máquinas. A multimídia é a união de vários meios de informações ao mesmo tempo (imagem, movimento e som) com recursos interativos. Os produtos de MIDI e de gravação de áudio digital são um sub-grupo da multimídia, pois proporcionam a execução do MIDI e do áudio dentro desse processo É uma linha de produtos que integra MIDI, áudio, vídeo, animações e gráficos para desenvolvimento de produtos multimídia.

CONCEITOS DE PROTOCOLOS

Protocolo é, assim, a língua que os computadores utilizam para conversar entre si. Na verdade, protocolos são conjuntos de regras e convenções que devem ser obedecidos para permitir o tráfego das informações na rede.
O Protocolo mais importante da Internet é o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), que deve ser entendido por todos os computadores da rede. Na verdade TCP/IP não é apenas um protocolo, e sim um conjunto de protocolos, onde o IP é o protocolo mais básico, sobre os quais estão construídos os demais protocolos TCP/IP.
Protocolos: controlam o envio e o recebimento de mensagens ex., TCP, IP, HTTP, FTP, PPP

BUSCA E PESQUISA

As informações na rede estão distribuídas entre inúmeros servidores, armazenadas de formas diversas. As páginas Web constituem o recurso hipermídia da rede, uma vez que utilizam diversos recursos como hipertextos, imagens, gráficos, sons, vídeos e animações.
Buscar informações na rede não é uma tarefa difícil, ao contrário, é possível encontrar milhões de referências a um determinado assunto. O problema, contudo, não é a falta de informações, mas o excesso.
Os serviços de pesquisa operam como verdadeiros bibliotecários, que nos auxiliam a  encontrar as informações que desejamos. A escolha de um “bibliotecário” específico, depende do tipo de informações que pretendemos encontrar. Todos os mecanismos de busca têm a mesma função, encontrar informações; porém nem todos funcionam da mesma maneira. Desse modo, a mesma busca pode apresentar resultados distintos, de acordo com o tipo de procurador escolhido.

Para iniciar uma busca simples, por palavras-chave, basta digitar na lacuna em branco do procurador escolhido, uma ou mais palavras.
Sugestões para facilitar a busca de informações por palavra-chave:
Escolha palavras que focalizem exatamente o tópico que está pesquisando, evitando utilizar termos muito genéricos.
Seja específico. Quanto mais palavras forem utilizadas, maior a precisão dos resultados.

CORREIO ELETRÔNICO

O correio eletrônico é certamente a aplicação mais utilizada na Internet. Ao invés de enviar cartas por meios tradicionais, o usuário as envia pelo computador. As vantagens são enormes, sendo a mais óbvia a velocidade.
O Outlook é um gerenciador de informações que pode ser utilizado em muitas das atividades diárias realizadas no seu computador. Com o Outlook é fácil comunicar-se enviando ou recebendo um e-mail.

Como funciona o registro de Domínios

Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma seqüência grande de números.
O Registro.br é o órgão responsável pelo controle de domínios criados no Brasil. O Registro.br, também conhecido com FAPESP (antigo nome dado ao órgão), regulamenta e monitora todas as atividades de registro e manutenção de domínios do tipo .BR.
Inicialmente, o grupo de Registro.br era controlado desde sua fundação, pela FAPESP, hoje o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação), assumiu a gestão do Registro.br. Assim, as funções administrativas relativas ao Domínio <.br>, como a execução do registro de Nomes de Domínio e a alocação de Endereços IP (Internet Protocol), são atribuídas ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC .br.

www: world wide web - sugestão para designar rede mundial.
google: nome da página a ser acessada, ou seja, não significa provedor e sim a página
que será acessada.
com: tipo de organização. Aqui, “com” se refere a uma organização comercial.
br: código do país, neste caso se refere ao Brasil. Cada país possui o seu código.

INTERNET E INTRANET

A INTRANET é o site de comunicação interna de uma empresa, restrito aos funcionários. Foi criado para facilitar o acesso às informações coorporativas e agilizar os processos internos.

Enquanto a Internet estabelece os padrões e as tecnologias para comunicação entre computadores, através de uma rede mundial que conecta muitas redes, a Intranet aplica estas tecnologias dentro da organização via a rede LAN/WAN corporativa, com todos os mesmos benefícios. Exatamente pela Internet ser um padrão bem estabelecido, montar a infra-estrutura é simples. O clássico problema de como fazer um se conectar
com muitos é resolvido pelo uso da tecnologia Internet via WAN/LAN. O controle de acesso e segurança, problema complicado nos modelos informacionais atuais também encontra solução nos moldes da Internet.
 
A INTERNET  é um acesso à  conjunto de redes de computadores funcionando como uma única rede global, provendo serviços e informações ao redor do mundo. Através da Rede a sua empresa estará  apta a fornecer respostas ou consultorias on-line para seus parceiros e clientes, anunciar os seus serviços em âmbito internacional com um custo menor do que em outras mídias e ainda ter acesso a um conjunto ilimitado de boletins, estatísticas, jornais eletrônicos e muitas outras fontes de informação de forma rápida e barata.