17 de fev. de 2010

Quaresma o que é?

Quaresma é o momento comemorado pela Igreja Católica, toda quaresma inicia na quarta-feira de Cinzas que também simboliza o fim do Carnaval, e termina na quinta-feira santa. Quaresma é o período reservado para a reflexão espiritual, a conversão espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos envangelhos. Esta significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios de sua fé com o objetivo  de ser uma pessoa melhor e fazer o bem para os demais.


A Quaresma tem quarenta dias, na biblía quatro signinca o universo material, os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, sua provações e dificuldades.
Nela é relatada as passagem dos quarenta dias do dilúvio, dos quarentas anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos quatrocentos anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outros.


Os fiéis na quarta-feira de cinzas e a sexta feira santa, memória da paixão e morte de Cristo, são dias de jejum e abstinência.